Ir direto para menu de acessibilidade.

Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural recebe novos alunos, turma 2020

• Publicado: Sexta, 06 de Março de 2020, 18h08
  • Última atualização em Sexta, 06 de Março de 2020, 18h58
  • Acessos: 3336

Do dia 02 até 06 de março de 2020, ocorreu a semana do Calouro da UFPA. Os novos discentes do curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural foram recepcionados participando de diversas atividades na Universidade. Dentre as atividades houve a recepção da Reitoria e Pró-Reitorias, apresentações do Diretório Central dos Estudantes – DCE, aula magna e atividades culturais. A Faculdade de Desenvolvimento Rural – FACDES e o Centro Acadêmico de Desenvolvimento Rural – CADER, organizaram diversos momentos para os novos alunos.

Novos discentes do BDR sendo recebidos no dia da habilitação pelos alunos veteranos no espaço Mirante do Rio na UFPA.

Ocorreu uma atividade no Espaço ITEC Cidadão, nos Bosques Camilo Viana e Benito Calzarava, um espaço diferenciado, gerenciado pela servidora Gina Calzavara e sua equipe de colaboradores, que tem levado à comunidade acadêmica e visitantes noções de cidadania ambiental, sustentabilidade e consciência cidadã. A turma 2020 também fez um tour pela universidade com apoio do CADER. O CADER ainda desenvolveu uma atividade de debate após a apresentação de um filme temático.

Turma BDR 2020 em atividade no Espaço ITEC Cidadão.

Turma BDR 2020 em atividade no Espaço ITEC Cidadão nos Bosques Camilo Viana e Benito Calzarava.

Com objetivo de iniciar a integração dos novos alunos às atividades do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares – INEAF, os calouros foram convidados a acompanhar a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas – PPGAA, com o tema Cultivando Esperança: Amazônia socioambiental e Ecologia Integral no contexto Antropoceno, que foi ministrada pela pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi, Dr.ª Ima Célia Guimarães Vieira.

Docentes do INEAF, discente de graduação e pós-graduação em momento de integração na aula magna do PPGAA/INEAF/UFPA.

Dr.ª Ima Célia Vieira ministrando a aula magna do PPGAA/INEAF/UFPA.

Os novos discentes participaram de reunião de apresentação do INEAF e do curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural, com a presença da Direção da unidade, docentes do curso e servidores da unidade. O Prof. Dr. Paulo Fernando da Silva Martins, diretor adjunto do INEAF, deu as boas-vindas aos presentes, apresentou um pouco do histórico do INEAF e contextualizou o curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural no percurso do instituto e da importância do curso para a formação de novos profissionais com uma visão diferenciada sobre o meio rural e os desafios socioambientais atuais. A diretora da FACDES, Prof.ª Dr.ª Soraya Abreu de Carvalho, apresentou a estrutura do curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural, o percurso formativo pelo qual os discentes terão em sua vida acadêmica, expôs os desafios, aprendizados e possibilidades para os futuros profissionais que serão formados na unidade. Vários docentes do curso se apresentaram aos novos alunos, servidores da unidade também fizeram breve apresentação. A Prof.ª Dr.ª Lívia de Freitas Navegantes Alves convidou todos os discentes para se integrarem nas atividades da unidade, buscarem participar dos grupos de pesquisa, das ações culturais e movimentos diversos existente da unidade e na UFPA. Os novos alunos ainda participaram de uma Roda de Conversa com a temática A luta das mulheres universitárias da Amazônia no CADER e uma atividade cultural do DCE.

Prof. Dr. Paulo Fernando da Silva Martins, diretor adjunto do INEAF.

Profª. Dr.ª Soraya Abreu de Carvalho, diretora da FACDES.

Bibliotecária do INEAF apresentando aos novos discente o sistema de bibliotecas da UFPA.

Momento de apresentação do INEAF e FACDES aos novos discentes do BDR.

Texto: Moacir J. M. Pereira (Setor de Comunicação Ineaf); Fotos: Diego Manos e Moacir J. M. Pereira.

registrado em: