Acompanhamento de estágio – Turma Bacharelado em Desenvolvimento Rural 2018

• Publicado: Terça, 27 de Novembro de 2018, 13h45
  • Última atualização em Terça, 27 de Novembro de 2018, 13h45

Foto: FACDES/INEAF

No dia 07 de novembro  de 2018, uma equipe de professores do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares - INEAF efetuou o acompanhamento do primeiro estágio de vivência dos alunos do Bacharelado em Desenvolvimento Rural - BDR. O estágio que teve a duração de uma semana constitui um dos pontos altos dessa formação de graduação em que os alunos puderam se envolver intensamente com famílias da comunidade escolhida. Para essa turma de 2018 foram escolhidas, com a intermediação da FASE, as comunidades quilombolas de Açaizal e Laranjituba no município de Abaetetuba.

Durante o acompanhamento os professores puderam interagir com os alunos e com membros da comunidade na busca de avaliar, em conjunto, as questões com as quais os alunos se depararam ao confrontar o conteúdo das disciplinas ministradas em sala de aula e a realidade por eles constatadas ao vivenciar a dinâmica de vida da família com as quais se envolveram, valendo ressaltar que a turma foi distribuída em 14 duplas morando, cada uma, na casa de uma família.

Foto: FACDES/INEAF

Também foram visitadas parcelas de produção por família, em roças, na terra firme e de produção coletiva de manejo de açaizal na várzea, momento em que foram discutidos entre moradores, professores e alunos, diversos aspectos referentes ao meio biofísico e aos atores envolvidos na produção.

Prof. Paulo Martins

Professor da disciplina Solo e Ambiente.